Acredito que você já deva ter ouvido falar sobre Zona de Conforto.
A zona de conforto é quando estamos acomodados com tudo aquilo ao nosso redor e que, costumeiramente, nos causa uma certa comodidade. Essa atitude é extremamente nociva para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Vejo pessoas insatisfeitas com o seu trabalho e com as empresas na qual fazem parte, passando anos da sua vida profissional reclamando e adjetivando os inúmeros defeitos do seu empregador, mas não fazendo nada para mudar a sua situação. Se o objetivo do individuo é crescer profissionalmente, seja dentro dessa empresa ou fora dela, ele precisa saber o que é necessário para que isso ocorra dentro da sua área de atuação. Ficar estacionado esperando que alguém faça isso por ele, é como ser um Forrest Gump, ficará parado no ponto de ônibus contando histórias e vendo as pessoas passarem.
A Zona de Conforto é sinônimo de acomodação e, nesse caso, a teoria do sapo fervido vem bem a calhar… Vocês conhecem o experimento do sapo fervido?
O experimento consistia em aquecer uma panela com água até o ponto de fervura e depois jogar um sapo vivo dentro dela. O que acontece é que o sapo rapidamente pula fora, pois o choque térmico faz com que ele reaja instantaneamente para não morrer escaldado… ele nem pensa, apenas cai fora daquela situação de risco. Em outra panela é colocado um novo sapo, mas água está em temperatura ambiente. Liga-se o fogo e a água vai aquecendo gradualmente, o sapo, devido a sua capacidade de ajustar a sua temperatura corporal, nem percebe que se ele ficar, vai acabar morrendo cozido… E essa é a questão: ele não percebe e morre.
Essa teoria pode ser usada em diversas situações do nosso cotidiano. Principalmente, nos casos corporativos.
O mundo profissional, como em tudo atualmente, esta cada vez mais sofrendo rápidas mudanças. E, infelizmente, temos muitas pessoas que atuam nas empresas com o pensamento do segundo sapo do experimento. O mais triste e preocupante é que quando se dão conta que o tempo vivido dentro da zona de conforto lhe custaria a sua demissão, e a sua empregabilidade já é tarde demais para pular fora da panela da acomodação.
Questione periodicamente qual comportamento acima você está adotando, isso poderá contribuir para a sua reflexão e possível mudança comportamental. As escolhas sempre serão exclusivamente de sua responsabilidade, só dependerá de você.
Escolhas exigem coragem, foco e atitude de prosseguir. Qual sapo você quer ser????
“A única certeza estável é que tudo irá mudar” – Prof. Luiz Marins.