De tempos em tempos, ouvimos falar em alguns termos que para muitos candidatos não possuem nem a noção do que o tal “mercado de Trabalho” está dizendo.
Atualmente, o que mais ouvimos falar são os famosos Soft Skills e Hard Skills. Esses termos referem-se ao conjunto de habilidades comportamentais e técnicas que são aplicadas no seu dia-dia de trabalho.
Então, vamos esclarecer melhor o que significa cada um…
Soft Skills são as habilidades Comportamentais de uma pessoa, tais como atitude proativa, pensamento criativo (sem exagero, é claro), ética, relacionamento interpessoal…
Já os Hard Skills são as habilidades técnicas que compõe uma determinada formação profissional. Alguns exemplos delas são saber pacote Office avançado, ter Inglês fluente, cursos feitos para aperfeiçoamento, etc.
Todo profissional não consegue se desenvolver somente com um tipo de habilidade, por isso, as duas são necessárias durante sua vida profissional. Contudo, atualmente, as empresas estão valorizando mais as habilidades comportamentais.
Muitas dessas habilidades – como Resiliência, inteligência emocional e criatividade – acabam ajudando o profissional e a sua empresa a superarem desafios e, na maior parte das vezes, sem os conflitos e stress desnecessários.
Para o Jovem que está iniciando a sua carreira, inclusive buscando uma oportunidade na área de formação profissional, é importante trabalhar o seu desenvolvimento pessoal, os Soft Skills. Mas claro, sem deixar de lado as habilidades Técnicas – os Hard Skills.
Uma dica para quando for participar de seleção é para conhecer a empresa na qual está se candidatando, principalmente a área. Ela lhe permitirá analisar e identificar as habilidades mínimas, técnicas e comportamentais que terá que apresentar ao contratante.
Lembre-se que as habilidades comportamentais o ajudarão em todas as esferas da sua vida, não só a profissional
Conte conosco. Aqui você é Prime!